No primeiro dia, voltado para debates, quatro convidados apresentarão suas contribuições com o tema “Resíduos Sólidos em Santa Maria: como selecionar e encaminhar adequadamente?”. O evento terá início às 18h, e farão parte da mesa Deni Zolin, André Domingues, Gerson Vargas Peixoto e Homero Antunes Boucinha.
Nos demais dias haverá apresentação de trabalhos de acadêmicos da área, já previamente inscritos. Uma mesa avaliadora deve contribuir com sugestões e apontamentos aos estudantes, o que, segundo uma das organizadoras, Jadete Barbosa Lampert, parte e “rompe os muros das universidades”:
– O movimento quer facilitar essa interação, para diminuir os muros e furar as bolhas. A mesa conselheira identificará as facilidades e dificuldades da aproximação da teoria e da prática com aquele trabalho.
Demais dúvidas, informações e o links para acesso podem ser consultados pelo instagram do Movimento, @TratadoCidadao.
Debatedores
Deni Zolin
Formado em jornalismo pela UFSM, com MBA em Gestão e Liderança pelo Instituto Franklin Covey. É colunista do Diário e coordenador da TV Diária, em que integra o Comitê pelo Meio Ambiente. Fez reportagem de catador por um dia, em que acompanhou a rotina de recicladores que coletam materiais recicláveis.
André Domingues
Advogado e professor universitário. Foi secretario de Meio Ambiente em Santa Maria nos anos de 2017 e 2018. É coordenador Geral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) (2022-2024).
Gerson Vargas Peixoto
Engenheiro Ambiental e Técnico em Agropecuária. Atuou em empresas na coleta, tratamento e disposição final de resíduos perigosos; como Coordenador Geral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Maria. Foi secretário adjunto da sec. de Meio Ambiente em 2020, onde atualmente é superintende de licenciamento e controle ambiental.
Homero Antunes Boucinha
Graduado em Farmácia e Especialização em Saúde Coletiva (UFSM). Participa da Horta Comunitária Agroecológica Neide Vaz e da Câmara de Agricultura Urbana do COMSEA – Santa Maria. Integrante do GT Simbiose. Participa também do Espaço Cultural Victorio Faccin (Grupo TUI) e dos Ateliês da Gare de Santa Maria. Atua profissionalmente com gestão de resíduos orgânicos.